Formação da equipa da farmácia

É importante ter um rápido acesso a ellaOne® após uma RSNP. Quando as mulheres contactam com a sua farmácia procurando uma pílula do dia seguinte, é essencial que  a equipa conheça a forma de responder ao seu pedido, para que as mulheres obtenham a ajuda que necessitam para evitar uma gravidez não planeada.

Portrait of Smiling Woman Pharmacist in Pharmacy

A sua equipa deve saber:

  • A sua farmácia tem disponível Contraceção de Emergência (CE)
  • As mulheres que necessitam CE devem dirigir-se a um farmacêutico, ou podem ser atendidas por qualquer elemento da equipa da farmácia.
  • O objetivo é oferecer às mulheres CE com a maior discrição possível.

Nas sessões de formação, poderá desenvolver mais exemplos ou criar cenários, simulações, para construir a confiança da equipa e possam lidar com o pedido de CE sem problemas.

Pode sensibilizar a equipa a aconselhar ellaOne® da forma mais discreta possível. Devem  ter em conta que este momento pode ser sensível para a mulher. Num grande inquérito  realizado na União Europeia, 50% das mulheres declararam que achavam a procura de CE embaraçosa1, por isso é essencial uma aproximação adequada e amável por parte do profissional. Outras mulheres podem solicitar CE com uma postura que o incomoda a si ou à equipa, talvez proporcionando demasiados detalhes íntimos ou fazendo-o de um modo  cansativo ou incómodo. Procurar formas de resolver esta situação também devem fazer  parte da formação do profissional de farmácia.

Referências
1. Harris Interactive em 2013 (www.harrisinteractive.com), disponível após pedido.