Da ovulação à fertilização e à gravidez

Uma vez que a mulher nunca sabe quando ovuloua identificação do momento exato da fertilização é igualmente impossível. O que sabemos é que a implantação ocorre 6 a 12 dias depois da fertilização1. Uma vez completa a implantação, é estabelecida a  gravidez2.

19b

A gravidez inicia-se quando um óvulo fertilizado foi implantado na parede do útero. Esta  definição é crítica para fazer a distinção entre um método contracetivo que impede a  gravidez e um método abortivo que a interrompe2,3.

Quando as mulheres têm uma relação sexual não protegida, não ficam imediatamente grávidas. A gravidez somente pode ocorrer no mínimo seis dias após a relação sexual (quando um óvulo fertilizado é implantado no útero).

Muitas mulheres desconhecem quando se inicia a gravidez. Acham que se inicia no momento em que tiveram a relação sexual não protegida (RSNP). Dentro dos 5 dias decorridos desde a RSNP uma mulher não pode ficar grávida, porque a implantação não pode ter ocorrido. Devido à falta de conhecimento sobre esta matéria, as mulheres podem sentir-se culpadas em relação à utilização da Contraceção de Emergência, porque acreditam erroneamente que se trata de uma forma de aborto4.